Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

De Quase Tudo, Um Pouco: Parabéns a todos e todas da psicologia

De Quase Tudo, Um Pouco: Parabéns a todos e todas da psicologia: 27 DE AGOSTO DIA DO PSICÓLOGO O profissional de psicologia é, como o próprio nome da teoria sugere, um conhecedor da mente humana. A palav...
___________________________________________________________________________________
DIA DO PSICÓLOGO
O profissional de psicologia é, como o próprio nome da teoria sugere, um conhecedor da mente humana. A palavra deriva do grego e significa psyche (mente ou alma) e logos (conhecimento), ou seja, "ciência da alma": sua definição mais antiga. Tudo começou com os filósofos, os primeiros a fazer especulações em relação a problemas psicológicos, em busca de respostas sobre a natureza da alma e de sua relação com o corpo. Daí o costume de se dizer que a filosofia é a mãe da psicologia ou que os filósofos foram os precursores dos psicólogos.Hoje, a definição da psicologia é outra e cabe ao psicólogo "estudar os fenômenos da mente e do comportamento do homem com o objetivo de orientar os indivíduos a enfrentar suas dificuldades emocionais e ajudá-los a encontrar o equilíbrio entre a razão e a emoção".
O objeto de estudo do psicólogo é o comportamento humano e o seu principal objetivo é compreender o homem.
Apesar desse intuito de compreensão não ser uma característica somente do profissional de psicologia - temos também o antropólogo, o sociólogo e o economista procurando o mesmo -, fica visível que estes dão ênfase, sobretudo, aos grupos e sociedades, enquanto aquele se fixa no indivíduo.
Isto também não significa que o psicólogo só veja o indivíduo em separado, fora do coletivo, mas sim que enxerga o homem como a unidade do grupo.
Veja algumas das divisões desse estudo:
- psicologia da personalidade - ocupa-se dos diagnósticos e desenvolvimento das personalidades.
- psicologia social - estuda o comportamento dos indivíduos dentro do grupo.
- psicologia comparativa - compara o comportamento animal com o do homem.
- psicologia do desenvolvimento - avalia as mudanças que acontecem com o indivíduo.
- psicologia experimental - analisa os fenômenos psicológicos com fenômenos naturais, em condições monitoradas em laboratório.
- psicologia clínica - tratamento das neuroses e demais problemas psíquicos.

Para quem anda pensando em seguir essa profissão, alguns conhecimentos podem ajudar a se definir na escolha. Uma delas é saber sobre o seu futuro campo de atuação, ou seja, onde e como poderá trabalhar.
O psicólogo pode atuar não apenas em consultórios, mas ainda em escolas, dando orientação vocacional; em empresas, participando de processos de seleção de funcionários; em hospitais, atendendo a pacientes e seus familiares; e mesmo na área de pesquisa, avaliando perfil do consumidor.
Também pode trabalhar como psicólogo esportivo, preparando os atletas emocionalmente, ou como psicólogo educacional, auxiliando pais e professores a solucionar problemas de aprendizagem.
O campo é bem amplo. A psicologia jurídica é outra área desse universo de opções. Como psicólogo jurídico, você vai acompanhar processos de adoção ou de violência a menores ou, em caso de presídios, avaliar os detentos.
Seja qual for a sua escolha, o importante é saber que você vai estar lidando com pessoas em seus sentimentos, medos e desejos. E que isto requer muito cuidado.
O curso de psicologia vai dar a você, nos períodos iniciais, uma visão dos diferentes aspectos da psicologia: história, teoria e principais correntes.

Também haverá aulas enfocando matérias sobre saúde, como neurologia, por exemplo.
Mais adiante é que o aluno vai se deparar com as disciplinas profissionalizantes e optativas, como pedagogia do excepcional, problemas de aprendizagem e orientação vocacional. Nesse momento, é a hora de optar por uma área de especialização.
No caso de quem pretende clinicar, o estágio é obrigatório, mas todos, uma vez formados, deverão se registrar no Conselho Regional de Psicologia.
O curso tem duração de quatro anos, para o bacharelado, e cinco, para quem deseja ainda a formação clínica, para atendimento em consultório.
Fonte: IBGE Teen
http://www.velhosamigos.com.br/datasespeciais/diapsicologo.html
 
http://nascimentosampaio.blogspot.com.br/2012/08/parabens-todos-e-todas-da-psicologia.html

Pixote - A Lei do Mais Fraco - Filme Completo


 
http://www.livestream.com/aberto
Gênero: Drama
Diretor: Hector Babenco; Ano de Lançamento: 1981; País de Origem: Brasil; Idioma do Áudio: Português.
Pixote foi abandonado por seus pais e rouba para viver nas ruas. Ele já esteve internado em reformatórios e isto só ajudou na sua "educação", pois conviveu com todo o tipo de criminoso e jovens delinqüentes que seguem o mesmo caminho. Ele sobrevive se tornando um pequeno traficante de drogas, cafetão e assassino, mesmo tendo apenas onze anos.
Elenco;
Fernando Ramos da Silva (Pixote)
Marília Pera (Sueli)
Jorge Julião (Lilica)
Gilberto Moura (Dito)
Edílson Lino (Chico)
Zenildo Oliveira Santos (Fumaça)
Cláudio Bernardo (Garatão)
Israel Feres David (Roberto Pie de Plata)
José Nílson Martins dos Santos (Diego)
Jardel Filho (Sapatos Brancos)
Rubens de Falco (Juiz)
Elke Maravilha (Débora)
Tony Tornado (Cristal)
Beatriz Segall (Viúva)
Ariclê Perez (Professora)
Emilio Fontana

domingo, 26 de agosto de 2012

Mário Moreira Lopes - desaparecido


O xadrez e o Meio Ambiente



 "O Xadrez é a arte que ilustra a beleza da lógica."  Mikhail Botvinnik

 "Vejo que viajas constantemente. Quando estiveres só quando te sentires um estrangeiro no mundo, joga xadrez. Este jogo erguerá teu espírito e será teu conselheiro na guerra". Aristóteles em uma carta para seu discípulo Alexandre Magno

"Um olho sobre o flanco e a mente no centro é o mais profundo significado do jogo posicional". Aaron Nimzowitsch 

 "Na vida, ao contrário do xadrez, o jogo continua após o xeque-mate". Isaac Asimov

  "Lutar é superar dificuldades que surgem”.  Emanuel Lasker

 "Já se disse que o homem se distingue do animal porque compra mais livros do que pode ler. gostaria de sugerir que a inclusão de alguns livros de xadrez ajudaria a tornar inconfundível a distinção." Edward Lasker

   "O xadrez é a ginástica da inteligência”.  Goethe

 "O xadrez é um grego pela forma, uma arte pelo conteúdo e uma ciência pela dificuldade". T. Petrasian

"No xadrez, como na vida, a melhor jogada é sempre a que é realizada". S. Tarrasch


"Ao imitar a vida, o xadrez toma suas formas e reflete a efêmera eternidade do instante”.

Javier Vargas


 "Ninguém nasce um mestre: o caminho da maestria é atingido após longos anos de aprendizado, lutas,alegrias e decepções".  Paul Keres

“O Xadrez é um mestre que fortalece o espírito e libera o sofrimento".  Albert Einstein
 “A humildade exprime, uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguém é superior a ninguém”. Paulo Freire

Ai daqueles que pararem com sua capacidade de sonhar, de invejar sua coragem de anunciar e denunciar. Ai daqueles que, em lugar de visitar de vez em quando o amanhã pelo profundo engajamento com o hoje, com o aqui e o agora, se atrelarem a um passado de exploração e de rotina”. Paulo Freire

A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”. Paulo Freire
  
 “Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”. Paulo Freire

Conhecer é tarefa de sujeitos, não de objetos. E é como sujeito e somente enquanto sujeito, que o homem pode realmente conhecer.”
Paulo Freire

Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade.” Paulo Freire

Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão”. Paulo Freire








Erli José Dutra - desaparecido - Encontrado




sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Lutero - O Filme ( Dublado) - COMPLETO

Código de Honra (Dublado)


Elenco: Chris Evans, Mark Kassen, Marshall Bell, Brett Cullen, Jesse L. Martin, Vinessa Shaw, Roxanna Hope, Michael Biehn, Kate Burton.
Direção: Adam Kassen e Mark Kassen
Gênero: Drama
Duração: 100 min.
Distribuidora: Focus Filmes
Orçamento: US$ --- milhões
Estreia: Direto em DVD - Janeiro de 2012
Sinopse: Vicky (Vinessa Shaw) é uma enfermeira de um hospital em Houston cuja vida toma um rumo inesperado quando ela é acidentalmente picada por uma seringa usada. A agulha fora utilizada num paciente HIV soro-positivo e Vicky contrai AIDS. Jeffrey Danfort (Marshall Bell) é um amigo de Vicky que desenha equipamento hospitalar e ele está desenvolvendo uma seringa com ponta segura que poderia prevenir tais erros. Entretanto, enquanto Jeffrey tenta vender sua nova invenção à fabricantes farmacêuticos, ele descobre o quanto eles são governados pela corrupção. Ele resolve processar estas companhias contratando o serviço de Weiss & Dazinger, uma pequena firma de advocacia ansiosa por qualquer negócio. Mas enquanto Paul Danziger (Mark Kassen) depende de seu trabalho para sustentar sua esposa e filhos, Mike Weiss (Chris Evans) está mais preocupado em sustentar o seu vício pela cocaína, que está saindo de controle. Apesar de Mike ver o caso como uma chance de se provar, sua dependência é um obstáculo constante.
Trailer:

Posters:

Encontro na fmrp busca saídas para diminuir a vulnerabilidade social


width=450
Programas sociais deveriam abarcar de maneira integrada educação, cultura, prevenção às drogas e inclusão no mercado de trabalho | Foto: Scx.hu
Nos dias 9 e 10 de agosto o curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP promoveu o primeiro Encontro de Saúde, Ocupação e Contextos Psicossociais: População em Vulnerabilidade, Intersetorialidade e Cidadania. O evento foi direcionado a profissionais, estudantes e docentes que têm interesses nas áreas social, educacional, cultural, jurídica, de saúde e de administração pública.
Regina Célia Fiorati, professora do curso de Terapia Ocupacional da FMRP e uma das organizadoras do evento, destacou que o objetivo é discutir e refletir sobre a vulnerabilidade social para elaborar políticas públicas na área.
Vulnerabilidade social é um conceito que abarca grupos sociais muito pobres e que, por isso, não tem acesso a cultura, educação e necessidades básicas. Regina ressalta que, em casos extremos e infelizmente não raros, a pessoa que se enquadra nesse conceito pode chegar à situação de exclusão social, que é uma ruptura completa com as relações do mercado de trabalho, fontes de geração de renda, e com redes de suporte social.
Segundo um estudo de 2004 realizado pela prefeitura de São Paulo, a situação de vulnerabilidade social é especialmente evidente em bairros mais periféricos. Não chega a ser novidade dizer que não existem políticas públicas eficazes para redução do problema. De acordo com Regina:
width=330
Não há ações públicas eficientes para reduzir a desigualdade | Foto: Marcos Santos/USP Imagens
As políticas existentes são paliativas e acabam proporcionando apenas a assistência social de caráter tutelar, sem propiciar medidas para a autonomia.
Ela também classificou como fundamentais a criação de redes de suporte social, inclusão no mercado de trabalho e geração de renda.
Uma saída, o que o encontro espera iniciar, é a elaboração de políticas públicas intersetoriais que atuem, por exemplo, na alfabetização efetiva desses grupos. Segundo dados do IBGE, em 2010 9,6% da população brasileira com mais de 15 anos era analfabeta. Já um estudo realizado pelo Instituto Paulo Montenegro/Ibope e pela Ação Educativa, feito em 2011, atesta que um em cada quatro brasileiros tem nível rudimentar de alfabetização.
Para a docente, o ideal e que na sua opinião não existe atualmente é a criação de programas de educação para qualificar profissionalmente e culturalmente essa população, além de programas de prevenção de álcool e drogas, programas culturais voltados a qualificação cívica e programas destinados a redução e extinção da pobreza urbana e que eles sejam combinados. Isso porque a assistência social não consegue abarcar sozinha uma problemática com tal complexidade,  e que envolve múltiplas causas (históricas, econômicas, políticas, culturais e sociais).

Preconceito

width=311
Segunda Classe, de Tarsila do Amaral | Foto: Reprodução
As consequências da exclusão social são bem caracterizadas na situação dos moradores de rua. Recentemente, foram veiculadas na imprensa notícias que denunciam abusos de poder por parte de representantes das guardas metropolitanas. Nos casos relatados e documentados, moradores de rua são vistos sendo espancados por guardas ou tendo seus objetos pessoais levados em caminhões de entulhos.
A população em situação de rua fica constantemente exposta à violência da sociedade e institucional.
Para a professora, isso se deve às concepções preconceituosas de que morar na rua é uma opção do sujeito, que é preguiçoso, vagabundo, viciado. Essas crenças sustentam as ações de violência da população e de órgãos governamentais, analisa.

Serviço

Encontro de Saúde, Ocupação e Contextos Psicossociais: População em Vulnerabilidade, Intersetorialidade e Cidadania aconteceu nos  dias 9 e 10 , no auditóirio vermelho do Hemocentro de Ribeirão Preto a Av.Tenente Catão Roxo, 2501.
Fonte: USP

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O Milagre De Anne Sullivan (The Miracle Worker) Legendado

The Miracle Worker
http://culturaeliteratura-anisianascimento.blogspot.com.br/2012/04/o-milagre-de-anne-sullivan-miracle.html

Lançamento: 1962 (EUA)
Direção: Arthur Penn
Atores: Anne Bancroft, Victor Jory, Inga Swenson, Andrew Prine.
Duração: 107 min
Gênero: Drama

O Milagre de Anne Sullivan é um filme que nos apresenta a disposição, dedicação e amor da senhorita Sullivan que, a pedido de Alexander Graham Bell, torna-se professora e amiga de Hellen Keller. Esta amizade só termina em 1935 com a morte de Anne Sullivan. Vale lembrar que o filme é baseado em fatos reais contando, assim, a história da vida de Hellen Adams Keller que mais ou menos aos dezoito meses, devido a um tombo, torna-se cega e surda.

Como pontos positivos do filme podemos destacar o esforço, persistência e esperança da educadora que, não intimidou-se diante das dificuldades. A família que amava Helen e preoucupou-se em contratar uma professora para ela.

Anne Sullivan, talvez, por já ter sido cega possuía uma certa sensibilidade e sabedoria para trabalhar com a menina. Sullivan, uma pessoa resoluta e corajosa procura agir com segurança diante dos impasses que Helen apresentava -- por exemplo, a cena da sala de jantar, quando disciplinou Helen, ensinando-a que deveria usar a colher para levar os alimentos à boca.

A relação de carinho e afetividade que elas adquiriram uma pela outra, no filme há uma cena que Helen reagi e diz para a mãe que quer a professora, aliada a uma mente ativa e perceptiva da menina foram fatores relevantes para o aprendizado e que levaram Keller a perceber o mundo ao seu redor e a interagir com ele. "Antes que a minha professora viesse a mim, eu não sabia que existia. Vivia num mundo que não era mundo para mim. Não espero conseguir descrever adequadamente aquele inconsciente, embora consciente, estado do nada. Ignorava que sabia alguma coisa, que vivia, agia, desejava; não tinha nem vontade, nem intelecto; eu era impelida para objetos e ações por um impulso cego natural, instintivo. Só tinha uma inclinação para a cólera, o prazer, o desejo... Não era noite e não era dia, mas um vazio que absorvia o espaço, uma estabilidade sem fundamento. Não havia estrelas, nem terra, nem tempo, nem freio, nem mudança, nem bem, nem crime" (Helen Keller, in "A História da Minha Vida"). O trabalho de Sullivan com Keller permaneceu durante a vida universitária da jovem e, quando Anne casou, Helen foi morar com o casal.

Como pontos negativos podemos citar o "cuidado" dos pais, aliado a um sentimento de piedade e tolerância a todos os atos da menina. Tais sentimentos demonstram quão despreparados são para lidar com a complexidade da situação, permitindo assim, que Helen vivesse em um mundo sem sentido.
Também, podemos citar os momentos de impaciência de Sullivan, nos quais exerceu uma pedagogia agressiva para alcançar seus objetivos.
No entanto, devemos lembrar aqui, talvez, o momento mais importante do filme, o milagre, Keller fala água, ao sentir a água que sai da bomba em suas mãos. Desse momento em diante, Helen, progride na aprendizagem e chega à universidade, graduando-se, no ano de 1904. Keller, mesmo depois de formada, leva uma vida de dedicação aos estudos e as causas das pessoas cegas e surdas.
Anisia Nascimento
Anisiasn

Anisia Nascimento - educação: O JOGO DE DAMAS PARA A EDUCAÇÃO

Anisia Nascimento - educação: O JOGO DE DAMAS PARA A EDUCAÇÃO: POR:           MARCOS ROBERTO SOARES SILVA   TRABALHO APRESENTADO À UNIVERSIDADE DE FRANCA – UNIFRAN COMO REQUISITO À OBTENÇAO DO TITULO D...


O JOGO DE DAMAS PARA A EDUCAÇÃO

POR:

TRABALHO APRESENTADO À UNIVERSIDADE DE FRANCA – UNIFRAN COMO REQUISITO À OBTENÇAO DO TITULO DE PÓS – GRADUAÇAO EM JOGOS, ESTRATÉGIAS E INTERAÇÃO DE NOVAS MODALIDADES EDUCACIONAIS 
OUTUBRO de 2008 



O JOGO DE DAMAS PARA A EDUCAÇÃO 
THE CHECKERS FOR THE EDUCATION 
                             
Marcos Roberto Soares Silva 1

RESUMO 

 Raciocínio, concentração, faculdade de analisar com precisão antes de tomar decisões, criação artística, controle nervoso, o estudo sistematizado, o gosto pelos estudos, a prática desportiva saudável, são qualidades que o Jogo de Damas pode desenvolver.
 Este  trabalho tem por objetivo geral mostrar a importância do Jogo de Damas nas escolas, seja em qualquer tipo de disciplina, porque desenvolve inúmeras habilidades para a prática escolar.
 O Jogo de Damas não é apenas uma distração. É, alem disso, um importante exercício intelectual com todos os tipos de combinações de uma complexidade incomparável.
 Ele constitui uma distração sadia, que leva a criança ao treinamento da memória, à reflexão, melhorando a aplicação nos estudos, é uma prática que prende a atenção, obriga a concentrar-se a refletir muito e ter mais rapidez de raciocínio. Muitos alunos encontram neste jogo um meio de desenvolver seu potencial intelectual, que às vezes, demoraria muito para se desenvolver pela falta de estímulos adequados.

Palavra chave: Jogo de Damas e a Escola

1- Pós-graduando do Curso de Jogos, Estratégias e Interação de Novas Modalidades Educacionais


SUMMARY 

 Reasoning, concentration, university of analyzing  accurately before making decisions, artistic creation, control nervous, the systematized study, the taste for the studies, the healthy sport practice, they are qualities that the Checkers can develop.
 This work has for general objective to show the importance of the Checkers in the schools, be in any discipline type, because it  develops countless abilities for the school practice.
 The Checkers is not just an amusement. It is, haul of that, an important intellectual exercise with all of the types of combinations of a complexity incomparable.
 He constitutes a healthy amusement, that it takes the child to the training of the memory, to the reflection, improving the application in the studies, è a practice that arrests the attention, forces to concentrate to contemplate a lot and to have more reasoning speed. Many students find in this game a  middle of developing his/her intellectual potential, that sometimes, it would be long a lot to develop for the lack of appropriate incentives.

Key word: Checkers and the School

1 - Postgraduate of the Course of Games, Strategies and Interaction of New Education Modalities



INTRODUÇÃO 

 A história do Jogo de Damas envolve 40 séculos de evolução, sofreu inúmeras mudanças em seu formato, suas regras foram se adaptando a novas culturas até chegar ao formato atual, ganhando adeptos no mundo todo.
 A importância da aprendizagem e da prática deste jogo na infância e adolescência vem sendo comprovada por inúmeras pesquisas, tanto nos países desenvolvidos quanto nos países de terceiro mundo.  Esta atividade favorece o desenvolvimento mental das crianças, além de lhes impor uma disciplina atrativa e agradável, aumentando suas capacidades de cálculo,  raciocínio,  também de concentração. Além disso, quando este jogo é introduzido nas classes de baixo rendimento escolar, auxilia o desenvolvimento no sentido da auto confiança, visto que apresenta uma situação na qual os alunos têm a oportunidade de descobrir uma atividade onde podem se destacar e, paralelamente,  progredir em outras disciplinas acadêmicas.
 O imenso mérito deste jogo é que ele responde a uma das preocupações fundamentais do ensino moderno, ou seja, o de propiciar a possibilidade a cada aluno de progredir segundo seu próprio ritmo, valorizando assim, a motivação pessoal.


OBJETIVO 

 O presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância de se ensinar Jogos de Damas nas escolas e também mostrar para os alunos a forma correta de se Jogar Damas.
  Desenvolver a capacidade de concentração, raciocínio com cálculos dos deslocamentos, antecipação de manobras, tomada de decisões, alem da criatividade, ousadia, improvisação, solidariedade e cooperação.
 Proporcionar aos alunos o direito ao aperfeiçoamento da pratica do Jogo de Damas, dando condições aos mesmos de participarem de eventos esportivos.

Promover através da pratica desportiva a interação e o intercâmbio dos participantes, ampliando-lhes a oportunidade de socialização e aquisição de hábitos saudáveis.
 Promover o crescimento do esporte com o surgimento de novos talentos.
Do ponto de vista pedagógico é inegável que esse esporte estimula pelo menos cinco capacidades do desenvolvimento cognitivo;
1. raciocinar na busca dos meios adequados para alcançar um objetivo:
2. organizar uma variedade de elementos para uma finalidade:
3. imaginar concretamente situações futuras próximas:
4. prever as prováveis conseqüências de atos próximos e alheios e
5. tomar decisões vinculadas a resolução de problemas.



METODOLOGIA 

 O ensino deve estruturar-se em experiências significativas que envolvam a forma integrada do pensar.
 O processo de ensino aprendizagem será desenvolvido a partir de experiências e do conhecimento prévio do aluno para chegar à sistematização do conhecimento. O trabalho privilegiará a prática dialógica onde o mediador destes conhecimentos será o professor, buscando sempre alcançar os objetivos estabelecidos.

1. ATIVIDADES

História do Jogo de Damas, primeiros passos para iniciantes, conhecendo o tabuleiro, fundamentos da combinação, as principais regras, a notação, a combinação, o valor do centro, a oposição, a força da dama, o bloqueio da dama, a prisão da dama, a forçada ou pé de galinha.

2. DESENVOLVIMENTO

O desenvolvimento destas atividades foram realizadas durante as aulas de A.C.D. ( atividades curriculares desportivas ) da E.E. Agnes Liedtke  e também do Programa Conexão Esporte.


3. PROGRAMA CONEXÃO ESPORTE

O programa capacitou professores das disciplinas de Matemática e Educação Física, estes professores foram orientados através  do Ensino a Distância nas disciplinas de Jogos de Damas e Xadrez, depois tiveram de capacitar alunos para fazer o curso, um total de 120 alunos.

     3.1 - Principais desafios com a Educação a Distância:
             Foi o manuseio da tecnologia, não tinha pratica com computador e foi muito difícil no inicio.

     3.2 - Desafios com os conteúdos:
            Os conteúdos foram ótimos.

     3.3 - Desafios com a tutoria:
             Na tutoria a maior dificuldade foi na captação dos alunos, não consegui o número desejado de 120, achei que seria fácil, mas  na hora da captação percebi que seria muito difícil, 70% dos alunos da escola não possuem computadores, 10% possuem mas não tem acesso a internet, dos computadores da  escola temos dez dos quais seis estavam quebrados. Consegui 45 alunos dos quais coloquei nos dois cursos,conseguindo um total de 90 alunos.
            Quando iniciamos os cursos tivemos problemas com a conexão de internet local,é uma conexão via rádio cedida gratuitamente pela Prefeitura Municipal para toda a cidade. Não era possível ouvir as explicações dos tutores e demorava muito carregar as aulas. Os alunos foram se desmotivando e o professor também. Este foi o principal problema encontrado nesta tutoria.

      3.4-  Pontos fortes na tutoria:
              Muitos dos meus alunos já conheciam as aulas do Curso de Jogos de Damas, pois temos em nossa escola três aulas por semana de Jogos de Damas  ( A.C.D. ), a escola é  Tri-Campeã Estadual de Jogos de Damas, e o ponto forte desta tutoria foi o dia a dia, pois são meus alunos e todos os dias estamos juntos.

      3.5-  Pontos fracos da tutoria:
               Foi não conseguir o numero desejado de alunos e também não conseguir que todos os alunos concluíssem o curso.

      3.6- Desenvolvimento pessoal:
           

              Meu desenvolvimento pessoal foi bom, consegui concluir os cursos, mas fui  “derrubado” pela internet gratuita. 

      3.7-  O relatório de desenvolvimento dos alunos será anexado ao final.




CONCLUSÃO 

 Implantar o Jogo de Damas nas escolas não é tarefa fácil, pois vai esbarrar em diretores e professores que pensam que o professor esta enrolando, está brincando com os alunos. É tarefa de todos nós profissionais envolvidos com os Jogos de Damas e também o Xadrez, mudar esta visão e vencer as resistências. A iniciativa destes cursos é um ótimo caminho para a mudança. Os conteúdos dos cursos foram ótimos. 
 A escola é o caminho para este curso sim, foi aprovado deve continuar com novos professores, mas as escolas devem ser estruturadas. Há muita propaganda dizendo que as escolas estão informatizadas com laboratórios de informática, mas a realidade é outra. O meu maior problema durante a tutoria foi este, a falta de estrutura em minha escola. 
 Uma idéia ou sugestão para o próximo curso, que ele tenha mais aulas práticas, jogos um contra o outro para testarem o conhecimento e também fazer amigos. 
 O caminho é este na escola porque a criança gosta de jogar, isto é evidente, mas jogar na escola é muito melhor e possibilita o envolvimento de um maior número de crianças, pois dá oportunidade a todos. 

REFERÊNCIAS 


ABC do Jogo de Damas ....C.A. Ferrinho 1996

A historia do Jogo de Damas 


Confederação Brasileira de Jogos de Damas

Plano Anual de Ensino Educação Física 2008

Plano Anual Turmas de A.C.D. Jogos de Damas 2008


http://www.institutoox.com.br/ibtf/conexao/artigos/marcos_roberto.pdf


http://nascimento-educacao.blogspot.com.br/2012/08/o-jogo-de-damas-para-educacao.html?spref=bl

Anisia Nascimento - educação: Como Jogar Xadrez - Passo a Passo - Parte 3/3

Anisia Nascimento - educação: Como Jogar Xadrez - Passo a Passo - Parte 3/3

Paulo Freire

"Introdução 

Paulo Régis Neves Freire, educador pernambucano, nasceu em 19/9/1921 na cidade do Recife. Foi alfabetizado pela mãe, que o ensina a escrever com pequenos galhos de árvore no quintal da casa da família. Com 10 anos de idade, a família  mudou para a cidade de Jaboatão.

Biografia 

Na adolescência começou a desenvolver um grande interesse pela língua portuguesa. Com 22 anos de idade, Paulo Freire começa a estudar Direito na Faculdade de Direito do Recife. Enquanto cursava a faculdade de direito, casou-se com a professora primária Elza Maia Costa Oliveira. Com a esposa, tem teve cinco filhos e começou a lecionar no Colégio Oswaldo Cruz em Recife.
No ano de 1947 foi contratado para dirigir o departamento de educação e cultura do Sesi, onde entra em contato com a alfabetização de adultos. Em 1958 participa de um congresso educacional na cidade do Rio de Janeiro. Neste congresso, apresenta um trabalho importante sobre educação e princípios de alfabetização. De acordo com suas idéias, a alfabetização de adultos deve estar diretamente relacionada ao cotidiano do trabalhador. Desta forma, o adulto deve conhecer sua realidade para poder inserir-se de forma crítica e atuante na vida social e política. 
No começo de 1964, foi convidado pelo presidente João Goulart para coordenar o Programa Nacional de Alfabetização. Logo após o golpe militar, o método de alfabetização de Paulo Freire foi considerado uma ameaça à ordem, pelos militares.Viveu no exílio no Chile e na Suíça, onde continuou produzindo conhecimento na área de educação. Sua principal obra, Pedagogia do Oprimido, foi lançada em 1969. Nela, Paulo Freire detalha seu método de alfabetização de adultos. Retornou ao Brasil no ano de 1979, após a Lei da Anistia.
Durante a prefeitura de Luiza Erundina, em São Paulo, exerceu o cargo de secretário municipal da Educação. Depois deste importante cargo, onde realizou um belo trabalho, começou a assessorar projetos culturais na América Latina e África. Morreu na cidade de São Paulo, de infarto, em 2/5/1997.

Obras do educador Paulo Freire:

• A propósito de uma administração. Recife: Imprensa Universitária, 1961.
• Conscientização e alfabetização: uma nova visão do processo. Estudos Universitários – Revista de Cultura da Universidade do Recife. Número 4, 1963: 5-22.
• Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1967.
• Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1970.
• Educação e mudança. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1979.
• A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez Editora, 1982.
• A educação na cidade. São Paulo: Cortez Editora, 1991.
• Pedagogia da esperança. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1992.
• Política e educação. São Paulo: Cortez Editora, 1993.
• Cartas a Cristina. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1974.
• À sombra desta mangueira. São Paulo: Editora Olho d’Água, 1995.
• Pedagogia da autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1997.
• Mudar é difícil, mas é possível (Palestra proferida no SESI de Pernambuco). Recife: CNI/SESI, 1997-b.
Pedagogia da indignação. São Paulo: UNESP, 2000.
• Educação e atualidade brasileira. São Paulo: Cortez Editora, 2001".